quinta-feira, 5 de maio de 2011

VOCÊ AMA A JESUS?




JOÃO 21:14-17

14 . E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

15 . E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16 . Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17 . Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

EXPLICANDO OS TERMOS:

DO GREGO: (AMOR, Rm. 5:5=> ÁGAPE; O Amor (Romântico), Gen 29: 19,20 => Eros; AMO, Jo 21:15=> PHILOS).

O érōs de Eros significa a palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. Entretanto, o Eros não tem que ser de natureza sexual. O Eros pode ser interpretado como um amor para alguém que você ama mais do que o amor de Philos da amizade.

PHILOS, Jo. 21:15=>Ter afeto pelo outro, importar-se com outro, tratar com carinho, amor, etc.

ÁGAPE refere-se ao amor de Deus que só ele é capaz de dar, um amor único e ao mesmo tempo universal, pois ama a todos de uma só forma (Jo. 3:16), um amor sem exigências, sem esperar nada em troca, e que não depende de reciprocidade ou de correspondência. Deus AMA!

PHILOS refere-se ao amor humano que sentimos uns pelos outros, um amor que não é como o amor de Deus, mas agrada-o quando sentimos esse amor pelo nosso próximo. Um amor que requer sentimento, afinidade, e, geralmente amamos por esperar também sermos amados, ou seja, de certa forma esperamos, sim, algo em troca.

Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava e Pedro não entendia a maneira que Jesus falava porque falara por duas vezes da Sua forma, ou seja, ÁGAPE, Pedro, por sua vez, sem entender respondia usando a sua própria linguagem e sentimento, ou seja, PHILOS. Jesus, no entanto, entendendo a condição humana de Pedro usa para AMOR a mesma palavra que Pedro usara PHILOS, questionando se Pedro realmente tinha por Ele a afeição que alegava. Pedro, porém, só mais tarde veio a entender o significado completo do amor ÁGAPE, pois, usou a palavra ÁGAPE nove vezes em seus escritos.

Continuar lendo a parte final deste post : http://estudosbiblicos.spaceblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário