sexta-feira, 22 de julho de 2011

Planos

Não só a juventude, mas principalmente a juventude, seja pela pressão da sociedade ou da família pela escolha de um futuro, ou mesmo pela imensa quantidade de informações e possibilidades que o mundo atual oferece, pensa muito em coisas como: o que fazer da vida, onde trabalhar, quem namorar, e esses pensamentos acabam se transformando em planos, até aí tudo normal, o problema é o que acontece quando nossos planos não se concretizam, como nos sentimos quando nossos sonhos não se realizam, como nos sentimos quando aquilo que acreditamos que é o melhor para nós não acontece; o problema é a FRUSTRAÇÃO que a maioria sente quando isso acontece. E isso não acontece só com “a galera de fora da igreja”, isso tem acontecido muito dentro das igrejas também. Isso porque muitos ainda vivem na crença de que a MINHA vontade é boa perfeita e agradável e por isso é ela que tem que ser feita.

Um bom exemplo de frustração, é o irmãozinho que pede à Deus uma namorada, ai quando entra uma menina nova na igreja, dá 3 “Glória a Deus” e 5 “Aleluias” porque ali na sua frente está sua futura varoa, se apaixona antes de conhecê-la e já começa a sonhar com aquilo, planejar nome de filho e etc..., mas esquece de perguntar a Deus se de fato ali está a vontade Dele , e continua acreditando que o motivo de a menina estar ali não é para aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, mas sim ser sua namorada, esposa, etc.., e quando não da certo por quaisquer que sejam os motivos, vem a frustração! O problema maior da frustração, é que ela nunca vem só, sempre vem acompanhado com queixas, murmurações e que em casos extremos podem ocasionar desobediência ou rebeldia, culminando um esfriamento em seu relacionamento com  Deus.

Então para evitar a frustração, o jeito é não sonhar e nem planejar, não é?

ERRADO! É totalmente sábio planejar o futuro, para se tomar a melhor direção a ser tomada. “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?” Lucas 14:28-31 O erro não está em planejar, o erro está em não colocar os nossos planos nas mãos de Deus “Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” Tiago 4:13-15 Independente da nossa vontade, o que será feito é a Vontade Dele, que para nosso conforto, é sempre Boa, Perfeita e Agradável, ainda que num primeiro momento não pareça. Quem nunca passou por um momento desagradável e depois viu que aquilo foi fundamental para uma benção futura? Temos que pedir sempre em oração, sabedoria e discernimento para podermos ver a vontade e os planos de Deus para nossa vida. E termos sempre em mente que, ainda que o que desejamos não aconteça, essa foi a vontade do Senhor e ele tem sempre o melhor para gente.

Para guardar sempre: “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.”. (Salmos 34:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário